domingo, 20 de junho de 2010

Voto Nulo

Sempre recebo as vésperas das eleições e mails indicando a anulação de votos como forma de protesto com a indicação de que alcançando 51% dos votos nulos a eleição é cancelada e tal... mas isso nao ocorre.

Então mandei em resposta este texto e gostaria de postar aqui pois acho válido que seja esclarecida esta questão

Pois bem...

Em geral não concordamos com algumas posturas adotadas por nossos governantes, tanto do Executivo quanto do Legislativo, coma forma com a qual ele utilizam o dinheiro público, as parcerias firmadas com empresas que normalmente tem cheiro de maracutaia mas pra que seja alterado este cenário é preciso exercer o direito (e dever) de votar

Mesmo que 51% da população anule o voto a eleição não será cancelada

Mesmo que 90% da população anule o voto a eleição não será cancelada

Pior ainda - ela será baseada nos 10% de votos válidos o que acaba sendo bem mais fácil de manipular

As eleições se baseiam nos votos válidos então votar branco e nulo não alterará muita coisa no quadro é preciso se engajar e procurar os melhores candidatos, cobrar dos eleitos que sejam transparentes e honestos e melhor ainda repassar as pessoas a importância de se votar bem.

Só acontece o cancelamento das eleições quando os votos VÁLIDOS forem anulados por alguma FRAUDE durante o processo eleitoral.

Apenas pra constar - A eleição que em que houve o maior índice de votos nulos foi na eleição de 1970 (no auge da ditadura militar) onde 25% dos votos foram nulos


Repassem.

PS- As informações que repassei neste email, recebi em um curso de cidadania e política pelo Professor José Paulo Martins Junior - ou simplesmente Zé Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário